Com a vinda da família Randon, de Rio Bonito para Caxias do Sul, em 1939, Abramo Randon[i] dedica-se a construção de uma oficina de ferramentas agrícolas. No ano de 1940, seu filho mais velho, Hercílio optou, com o apoio dos pais, em trabalhar de aprendiz na oficina mecânica de Raymundo Balzaretti, especialista em reformas e manutenção de motores a explosão.

     Hercílio permaneceu durante sete anos na oficina de Balzaretti, o que possibilitou aprimorar seus conhecimentos em engenharia mecânica. Seu irmão Raul, com dez anos de idade, auxiliava seu pai Abramo na ferraria, iniciando assim, sua vida profissional. Aos 18 anos de idade, Raul foi prestar serviço militar obrigatório, ao retornar recebeu o convite de seu irmão Hercílio para trabalhar na sua oficina, que apesar de pouco tempo de existência, já era bem procurada.

     Hercílio com seu conhecimento em mecânica aliado ao tino para os negócios de Raul, possibilitou que os dois juntos vislumbrassem o mesmo horizonte, nascendo assim a Mecânica Randon.

                                                                                                                            


 [i] Abramo Randon nascido em Conceição, Linha Feijó, município de Caxias do Sul, no dia 23 de agosto de 1900. Era filho de Cristóforo e Catterina Randon. Ainda jovem trabalhou na oficina de Carlin Fabris, velho ferreiro, conhecido na redondeza, que lhe serviu de mestre. Abramo aos 23 anos de idade muda-se para Rio Bonito, hoje Tangará.

 

 

Imagens: Acervo Memorial Randon / Créditos: Studio Geremia, Magrão Scalco, Tomazoni Caxias.

 

VOLTAR PARA O TOPO